Freio Otto faleceu na última segunda-feira, um dia antes de ser internacionalmente reconhecido como o 39° vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura. Primeiro arquiteto a receber a honraria postumamente, Otto foi um inventor, arquiteto e engenheiro brilhante, um dos pioneiros no desenvolvimento de algumas das estruturas tênseis mais ambiciosas do mundo.
Em homenagem ao seu legado, compilamos 12 fatos sobre a vida de Otto que influenciaram sua carreira e própria profissão da arquitetura. Conheça-os a seguir.
1. Frei Otto era filho de um escultor.
2. Ele passou boa parte de sua infância construindo modelos de aviões.
3. Após ser convocado, aos 17 anos, a servir a força aérea alemã na Segunda Guerra Mundial, Otto foi capturado e enviado ao campo de prisioneiros de guerra francês, onde ajudou a construir abrigos temporários e se tornou o arquiteto do acampamento.
4. Desafiado a construir abrigos com o máximo de área e o mínimo de materiais, Otto usou como referência construtiva uma bolha de sabão. Posteriormente ele reviu a ideia da bolha para projetar a "rede de cabos envolvida por uma membrana" que cobriu o Pavilhão Alemão na Exposição Mundial de Montreal em 1967.
5. Seu primeiro projeto após a guerra foi um conjunto de habitação social. Concebido para durar 30 anos, ele agora é um edifício tombado pelo patrimônio.
6. O pavilhão da dança para a exposição de jardins em Colônia foi um de seus primeiros projetos a receber o reconhecimento do público. Construído para durar um ano, o pavilhão permanece de pé até hoje.
7. Uma unidade de pesquisas biológicas projetada por Otto em 1960 impulsionou o desenvolvimento de um inovador sistema pneumático de estruturas em casca que foi posteriormente utilizado no Eden Project de Nicholas Grimshaw.
8. Otto fundou o Instituto de Estruturas Leves na Faculdade de Tecnologia de Stuttgart em 1964.
9. Em 1996, Otto venceu o Prêmio Wolf de Artes na categoria arquitetura juntamente com Aldo Van Eyck.
10. Shigeru Ban colaborou com Otto no projeto do Pavilhão Japonês para a Expo 2000 em Hannover.
11. Em 2005, Otto foi premiado com a Royal Gold Medal for Architecture no Reino Unido.
12. Otto era amigo íntimo de Buckminster Fuller e frequentemente debatia a ideia de grandes domos com ele.
Referências: ICON, NYTimes, Pritzker Prize